quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O futebol e o fairplay.

Tava assintindo agora a pouco, a derrota do Grêmio para o VEC, em jogo válido pelo cameponato Gaúcho. Daí que no meio do jogo, aconteceu uma jogada mais dura, entre dois jogadores dos dois times e um deles acabou caído no chão. O jogador caído fora um do VEC, o time do Grêmio seguiu a jogada e o jogo só parou porque a bola saiu pra lateral. Bom, o técnico e os jogadores do VEC protestaram, exigindo fairplay da equipe do Grêmio. Com certeza, não foi por maldade tricolor que o jogo seguiu. Tanto que foi só a bola sair do gramado, que o cara levantou e voltou pro jogo, como se nada tivesse acontecido.
Essa história de fairplay, pra mim é muito complicada. Primeiro porque muitos times usam dessa tática pra catimbar jogo, o que já é uma afronta ao espírito desportivo.

Um dos argumentos, dos defensores do fairplay, é que ele serve pra deixar o jogo mais justo. Pra evitar lances desleias tanto físicos, quanto emocionais - como o simples fato de o jogo seguir tendo um jogador caído ao chão. Ele seria uma coisa muito mais justa e humana, se fosse atribuído com o livre arbítrio do jogador em alguma jogada um pouco mais "polêmica", pra evitar lances em que nitidamente o fairplay é usado para retardar o jogo.

Regina Carabina

Tem um vídeo muito massa da Regina Casé, na Tv Pirata, onde ela fala sobre a violência no futebol:


Eu sou da mesma opinião que ela. Po, esses dias eu delirei em casa, vendo lances de brigas entre jogadores de futebol. Que coisa mais linda!!!
Aquilo ali é a essência do esporte. A briga, a luta, o dedo na cara, o chute no pescoço, voadora na nuca, cotovelada no olho! Deus do céu! Esse tipo de coisa é a essência do ser-humano! É a revolução contra a hipocrisia da imprensa em pregar o fairplay e a amizade entre clubes! Porra, é rivalidade caralho! Por isso que o único jogo da seleção brasileira que eu ainda me presto a assistir é Brasil x Argentina! Fico rezando pra ver o Mascherano colocar o dedo na cara do Robinho e começar a esbórina! Que saudade de ver Grêmio x Palmeiras, com Dinho, Danrlei e companhia, distribuindo socos e voadoras em qualquer um!
Só não me entendam mal. Briga no campo de jogo é uma coisa, mas entradas desleais, são outra. Qualquer carrinho por trás ou um pé entrando na altura do joelho, podendo tirar o adversário de campo por muito tempo, eu considero uma puta chinelagem. Claro que há casos extremos, como quando uma entrada dessas é feita em alguém como o Cristiano Ronaldo ou Robinho.

E pra encerrar esse post, que provavelmente, quem ler vai me chamar de lunático ou "do contra", eu coloco um vídeo só com a crème de la crème da violência dentro de campo.

Um comentário:

Jan disse...

Eu, que sou uma ideota quanto a foteboles (não entendo patavina, só sei quando é gol e escanteio...hehehe), até concordo.
Tão ficando muito frescos.


^^

Ah, te dei um "selo" desse que a gente dá para mostrar que algu blog é especial pra gente.
^^
Olha lá no pontivista.

=)